Como a maioria das pessoas já sabe, há algumas semanas o personagem Bob Esponja foi foco das notícias por ser assexual e esse debate não é novo! Desde o início do desenho houveram questionamentos a respeito da sexualidade do personagem, o que gerou comentários homofóbicos e contraditórios na época. Porém mês passado o twitter da Nickelodeon fez uma postagem com alguns dos seus personagens LGBTQ+ e, claro, o Bob Esponja estava entre eles.
Após essa publicação veio um turbilhão de postagens que achamos importante analisarmos. O tweet da Nickelodeon foi feito sem muita contextualização, o que fez com que algumas pessoas deduzissem que o personagem é gay. Mas, como o assunto ganhou força online, algumas plataformas trouxeram uma nova informação: em 2005, o animador que criou o desenho disse à revista People “Nós nunca tivemos a intenção de que eles (Bob Esponja e Patrick) fossem gays. Eu os considero como sendo quase assexuais”. Com isso vieram as novas definições de status do Bob Esponja como ASSEXUAL.
Ao analisarmos minuciosamente a fala do criador do desenho, nos deparamos com a seguinte pergunta: teria ele confundido os conceitos de assexualidade e #arromaticidade?
ATRAÇÃO SEXUAL x ATRAÇÃO ROMÂNTICA
Nós já explicamos em outras postagem o que é ser assexual, (resumidamente: alguém que não sente atração sexual por outras pessoas, seja de maneira parcial, condicional ou total), então em nenhum momento uma pessoa que é assexual é impossibilitada de ser hétero, bi ou qualquer outra orientação em relação a sua atração romântica. MAS COMO ASSIM?
Então aqui está a importância de se ressaltar a diferença entre ATRAÇÃO SEXUAL e ATRAÇÃO ROMÂNTICA!
#Atraçãosexual basicamente indica por quais gêneros uma pessoa se atrai de forma sexual. É o que diferencia uma pessoa bonita, por exemplo, de uma pessoa que te dá tesão, que te dá vontade de transar. Já a #atraçãoromântica está relacionada a qual gênero a pessoa sente interesse romântico, ou seja, tem maior probabilidade de se apaixonar ou construir um namoro. Ah, mas isso não é a mesma coisa? O gênero que você sente atração sexual não é necessariamente o que você pode se apaixonar? NÃO.
Uma pessoa pode ser homosexual e homorromântica, o que significa que ela só sente atração sexual por pessoas do mesmo gênero e a mesma coisa em relação a sua atração romântica. Alinhar as atrações é a forma mais comum encontrada, mas também é possível uma pessoa ser arromântica e homossexual, ou seja: mesmo sem se apaixonar, pode se relacionar sexualmente com pessoas de outro gênero que não o seu. Assim como também acontece de uma pessoa sentir atração romântica por um gênero diferente do que ela é sexualmente atraída.
Complexo, não é? Isso se deve ao fato de que vivemos em uma realidade que nos afasta desses questionamentos. Por isso achamos importante pensarmos um pouco sobre essa fala do criador do desenho, já que o Bob Esponja poderia ser ASSEXUAL e também gay. Provavelmente, ao dizer que o personagem não é gay nem hétero, ele queria dizer que além de assexual, Bob Esponja também seria arromântico.
A atração sexual e a romântica são complexas e existem milhares de possibilidade e isso é completamente humano, e pelo visto para animais ficcionais também.
Ah, e nem quisemos entrar no mérito de explicar afirmações loucas que surgiram como: “Ele é assexual já que a espécie esponja é assim”. Vamos deixar claro que o fato da esponja ser ASSEXUADA não tem relação nenhuma com ASSEXUALIDADE! Mas se você quer saber mais sobre isso e outras as polêmicas e tabus em torno desse assunto comenta aqui, vamos ficar felizes em esclarecer em posts futuros 😉
Escrito por Bárbara Caldeira @babcal_ e Olívia Fiozenzano @livzano
O RECORT é um projeto independente com objetivo de produzir, de forma colaborativa, conteúdos que promovam um diálogo próximo e mais humano em torno do tema SEXO. Siga no Facebook, Instagram e YouTube.
Surpreso! Achei que ele era gay, não sabia nem que era assexual, agora muito menos sabia a diferença entre atração sexual e romântica!
Parabéns.
Chocada com tudo isso.
Quando comecei a ler sobre as questões arromânticas e assexuais fiquei a cara do meme da Nazaré. Achei o texto super explicativo e com a temática bastante relevante!
Agora a pergunta que não quer calar…
E o Patrick?
EXATOOO. Todos os conteúdos que eu li tinham informações errada, muito bom.