Escolha uma Página

TUDO SOBRE O PROJETO

Projeto com objetivo de dar oportunidade de dialogo

e abertura para pessoas comuns falarem sobre

o que pensam em torno da tematica sexo

como surgiu a ideia?

Esse projeto é fruto de um documentário (A Última Camada) já produzido por nós, em que o tema central é a discussão da presença — ou não — do sexo nos relacionamentos amorosos. A princípio, as duas diretoras Bárbara Caldeira e Bárbara Assis, buscaram estudar e aprofundar na temática assexualidade, mas perceberam que o assunto era vasto! Para adentrar, era necessário entender o SEXO e como ele estava presente na sociedade. Além de tempo e pesquisa, elas não queriam tomar a voz das pessoas que estavam em seu lugar de fala, queriam permitir diálogo e transparência.
 
Então, se juntaram à psicóloga Luma e à jornalista Nayara, além de algumas consultorias com psicólogos da área de sexualidade, e descobriram a dinâmica focal, uma dinâmica de grupo onde pessoas debatem sobre um tema e o mediador vai direcionando. A oportunidade de falar fez com que as pessoas pensassem no assunto de forma mais reflexiva, o que trouxe a oportunidade deste trabalho ser exibido em salas de cinema, o que despertou em novas pessoas a vontade de participar de novas dinâmicas.
 
Hoje, RECORT. é um grupo de cineastas, psicologos e profissionais da área da saúde que se juntaram para fazer um projeto maior, acessível e amplo. Um canal com objetivo de dar voz às pessoas em torno de diversos assunto em torno do SEXO!

RECORTANDO O SEXO.

Você se lembra da primeira vez que vc falou sobre sexo? Tenho certeza que quando era adolescente já passou pela situação constrangedora de estar vendo um filme com a família e naquelas cenas mais picantes não saber para onde olhar! 🤭 Por que esse tema é tão evitado? Já parou para pensar você só existe porque sua mãe fez sexo? Sim, sua mãe. Se é difícil pensar, imagina falar sobre.. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A proposta do RECORT. é abrir espaço para falarmos de sexo de forma explícita. Mas não somente do ato em si, queremos ampliar esse tema passando pela sexualidade, traumas até influências culturais. Para isso defendemos a ideia do DIÁLOGO aberto e diverso, para enriquecer e fomentar dentre tantas coisas o autoconhecimento.

“Prova que mesmo com a modernidade, a mudança de costumes e as novas gerações, as profundidades e formas de se relacionar são minimamente um fenômeno curioso, já que o amor e o sexo continuam sendo pautas com muitas ou zero respostas. Porém, assistí-lo nos faz refletir,nos encontrar em muitos dilemas pessoais e perceber que não somos os únicos. É quase como fazer uma autocrítica depois de uma sessão de terapia.”

Adriane Assis

“Desde que fui convidado a participar já fiquei animado com a coisa toda. Participar da roda de conversa foi, em alguns minutos, de um momento de tensão a um bate-papo gostoso e descontraído. As horas de preparo e participação se tornaram minutinhos de conversa. Aos poucos cada um foi achando um jeitinho de ir encaixando sua experiência à dos demais. Afinal, quem não gosta de 2 dedinhos de conversa sobre sexo?

Adriano Augusto

“Fantástico e extremamente necessário em um país que cada vez mais parece andar na contramão. Diferente do que vemos no dia-a-dia, discute este tema tão delicado em um ambiente leve, descontraído e com muito respeito, reunindo pessoas de diferentes idades, ideologias, crenças e orientações. O resultado disso é um debate rico e profundo, com pontos de vista extraordinários que só vem à tona em um espaço em que haja diversidade e direito de voz.”

Davi Oliveira

o que defendemos

DIVERSIDADE

Usamos a estrutura de dinâmicas de grupo para produzir nossos conteúdos, assim conseguirmos permitir que mais pessoas e opiniões diferentes  participem

w

DIALOGO ABERTO

Nosso propósito é sempre trazer novas temáticas e falarmos sobre tudo que envolva sexo, literalmente! Falaremos do sexo tradicional, de fetiches, sexualidade feminina, autoprazer, relação com o corpo, assexualidade e muito mais!

COLABORATIVO

 Queremos trazer o máximo de pessoas para agregar ao projeto, então qualquer pessoa pode entrar em contato para criar algum conteúdo informativo. Basta mandar um e-mail para nós!

ACESSIBILIDADE

Todo nosso conteúdo é criado para que o máximo de pessoas tenham acesso. Portanto, tudo está disponível online nas nossas redes sociais.